BRASÃO AVELAR


 

Escudo: em campo de ouro três faixas vermelhas, carregadas cada uma de três estrelas de prata. Timbre: três espadas de prata, com guarnições de ouro e punhos vermelhos, fincadas com as pontas no elmo e postas em roquete.

(Gonçalo Pimenta, século XVI).

 

Anibal de Almeida Fernandes, Maio, 2009.

 

AVELAR: Sanches de Baena, (séc. XVII), diz que procede da Quinta de Avelar na freguesia de São Lourenço das Pias, Concelho de Louzada, Portugal, o solar de onde esta família tomou o apelido. O Conde Dom Pedro diz que esta família procede de Diogo Gonçalves, filho de Gonçalo Oveques, que fundou o mosteiro de Cete e faleceu em 1139, na batalha de Campo Ourique (Anuário Genealógico Brasileiro, n° VI, pg, 220).

Diogo Gonçalves foi casado com Urraca Mendes de Bragança, bisneta de Afonso VI, (*1035 +1109), 14o Rei de Leão e 3o Rei de Castela. Urraca é filha de Mendo Fernandes de Bragança, que é primo-irmão de Afonso Henriques, (*25/7/1109 +6/12/1185), a 25/7/1139, 1o Rei de Portugal o qual, por sua vez, é neto de Afonso VI, (bisavô de Urraca, retro citada). Afonso Henriques, em 1146, casou com Mafalda de Sabóia, filha de Amadeu III, Conde de Sabóia. (Sanches de Baena, XVII), pais de Sancho I, 2o Rei de Portugal.

Urraca Mendes de Bragança é trineta de Felipe 1o, Rei de França (*1053 +1108), Urraca é 5a neta de Yeroslav, 1o Grão Duque de Moscou. Urraca é 6a neta de Hugo Capeto (*938 +996 que era um abade e usava uma capa, daí o sobrenome=capeto) que, em 987, fundou a 3a Dinastia Real de França da qual descendem os Capeto, Valois, Bourbon e os Orleãns, entre eles a Família Imperial Brasileira, Orleãns e Bragança.

A família Avellar e Almeida de Vassouras, RJ, descende de Urraca Mendes de Bragança c.c. Diogo Gonçalves, retro-citados, e tem os seguintes titulares brasileiros:

Barão de Avelar e Almeida, Barão do Ribeirão, Barão de Massambará, Visconde de Cananéia, 2o Barão do Rio das Flores, 1a Baronesa do Rio das Flores e a 1ª mulher do Barão de Werneck.

 

 

Fontes consultadas para documentar esse trabalho:

Anuário Genealógico Latino, Vol. 1, 1949, Origem das Famílias Portuguesas com Brasão de Armas, pg. 13.

Antoponimia Portuguesa, de Leite de Vasconcelos.

Armorial Português, de Santos Ferreira.

Archivo Heráldico Genealógico, do Visconde Sanches de Baena.

Nobiliarchia Portuguesa, deAntonio Vilas Boas de Sampaio.

Anuário Genealógico Brasileiro, Vol. IX, 1947.

Dicionário das Famílias Brasileiras, de Cunha Bueno, 2000.

Anuário Genealógico Latino, Vol. 4, 1952, página 76, item 47















 
Os textos desse site podem ser reproduzidos, desde que se informe o autor e o endereço do site.
 
Genealogia e Historia = Autor Anibal de Almeida Fernandes